Raul Ciarelli
CONSULTOR
Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1988, Raul também cursou o Mestrado em Administração pela COPPEAD – UFRJ. Iniciou sua carreira profissional na Arthur Andersen em 1987, na época a principal empresa de auditoria e consultoria do mundo, onde foi encarregado do principal cliente da empresa na América Latina, o Grupo Sul América. Fez vários cursos de extensão pela empresa em Chicago.
Iniciou sua carreira no mercado financeiro no Pactual, em 1994. Lá trabalhou com os IPOs da Brazil Realty e Arapuã, a privatização da Escelsa (primeira do setor elétrico), emissões de dívida e fusões e aquisições. Se transferiu para o Bozano, Simonsen, onde como vice presidente foi encarregado de privatizações no setor elétrica, como a compra pela Iberdrola da Coelba. Também participou da emissão de bond pela TVA no mercado americano, assessorou a compra de uma empresa no Chile pela Rhodia e trabalhou na compra do Meridional pelo próprio Bozano.
Com a aquisição do Bozano pelo Banco Santander, se tornou Diretor de M&A e Project Finance do banco. Lá coordenou operações como a compra do Banespa, o descruzamento de ações entre os acionistas de Vale e CSN, e a vitória da VBC no leilão para a construção da UHE Foz do Chapecó. Posteriormente foi transferido para Madrid, onde se tornou Diretor encarregado de cobrir operações de finanças corporativas cross border entre Europa e América Latina.
Em 2004 se tornou sócio da LatinFinance, que veio a ser uma das principais boutiques de investimento brasileiras, onde participou da preparação para IPO da Tecnisa, e assessorou a venda da Le Lis Blanc para o fundo Artésia, da Embramed para a Cremer, e da Axismed para a Telefonica. Se transferiu de lá para a Landmark, uma boutique sediada no Chile com escritórios na Colômbia, Brasil e Argentina. Lá participou da alienação de 50% da empresa para o banco de investimentos espanhol Alantra.
Em sua próxima boutique de investimentos, a Focal Capital, assessorou a Blaspint, uma empresa de manutenção que trabalha para a Petrobrás, em sua venda. Também trabalhou com as startups Shipp e Zaitt em sua venda para a Sapore, uma das líderes em food servisse no Brasil. Atualmente Raul é sócio em São Paulo da Araújo Fontes, uma das maiores boutiques de investimento do país, com 70 profissionais e administrando recursos da ordem de R$ 5 bilhões.